Com destaque para gestão de negócios no campo, Governo do Tocantins realiza a 16ª edição da Feira da Colheita em Porto Nacional

Evento reuniu produtores rurais, técnicos e parceiros em uma programação diversificada, com vitrines tecnológicas, palestras, exposições e oficinas voltadas para a agricultura familiar e agroindústrias de pequeno porte
– Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado (Ruraltins), promoveu a 16ª edição da Feira da Colheita, realizada em Porto Nacional, entre os dias 12 e 14 de setembro.

Esta edição ocorreu durante a Exposição Agropecuária de Porto Nacional, um dos principais eventos do setor no município. A Feira da Colheita realizada com o apoio do Convênio n° 893645/2019, firmado com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que recebeu também o aporte de uma emenda parlamentar do deputado federal Vicentinho Júnior, tem o objetivo de fomentar ações voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar.

O evento reuniu produtores rurais, técnicos e parceiros em uma programação diversificada, com vitrines tecnológicas, palestras, exposições e oficinas voltadas para a agricultura familiar e agroindústrias de pequeno porte.

A feira trouxe como destaques o sistema de aquaponia, piscicultura em tanque elevado e hidroponia, além de expositores locais. Entre os temas técnicos abordados, a palestra sobre gestão de negócios para o pequeno produtor rural, ministrada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), teve grande impacto entre os participantes.

O consultor do Sebrae, José Daniel Tavares, destacou a importância de o produtor rural enxergar sua propriedade como uma empresa rural. “Todo produtor rural precisa saber quanto custa para ele produzir e quanto ele pode vender seus produtos. A gestão envolve várias áreas: produção, pessoas, finanças e comercialização. O produtor tem que se dedicar a todas essas áreas para garantir o sucesso do seu negócio. Ele precisa pensar na propriedade como uma empresa e entender que todas as áreas, desde o controle dos custos até a hora certa de vender, são essenciais para o lucro”, enfatizou José Daniel.

O produtor Germil Pereira dos Santos destacou que participar da feira foi uma grande oportunidade de comercializar seus produtos. Além disso, aprender sobre gestão lhe ensinou como deve administrar sua propriedade. “Entender como controlar meus custos, organizar o trabalho com minha família e saber o momento certo de vender meus produtos vai fazer toda a diferença no lucro que vou ter da minha produção. Saio daqui satisfeito com tudo que aprendi e com as vendas que realizei, além da troca de experiências com meus colegas produtores”, declarou o produtor.

O supervisor regional de Porto Nacional, Regis Ayres, também destacou o papel da feira no desenvolvimento da agricultura familiar. “O trabalho que o Ruraltins vem realizando com nossos parceiros, como o Sebrae, Sicredi [Cooperativa de Crédito Rural], e o Mapa [Ministério da Agricultura e Pecuária], fortalece os produtores da região e traz mais oportunidade para o campo. Nossa missão é garantir que o produtor esteja preparado para lidar com os desafios do mercado, oferecendo suporte técnico e projetos voltados para o aumento da produtividade”, destacou Regis.

O presidente do Ruraltins, Flávio Terence, reforçou a importância de eventos como a Feira da Colheita para fortalecer o conhecimento e as tecnologias para inovar as práticas no campo. “A Feira da Colheita é um evento de extrema relevância para nossos produtores rurais. Além de possibilitar a troca de conhecimentos, ela conecta o campo com as novas tecnologias e capacita nossos agricultores para que tenham mais eficiência em suas produções e aumentem a competitividade. Com nossos parceiros, como o Sebrae e o Sicredi, conseguimos atender a necessidade do nosso produtor, levando capacitação, projetos e assistência técnica, para garantir melhor produtividade”, afirmou Flávio.

O evento contou com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Cooperativa de Crédito Rural (Sicredi) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), sendo uma excelente oportunidade para pequenos e médios produtores rurais se conectarem com as inovações tecnológicas e boas práticas de gestão que podem alavancar seus negócios.

Fonte: Governo do Tocantins