Facebook Instagram Twitter Youtube
  • Quem somos
  • Contato
Buscar
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Crie a sua conta aqui
Crie a sua conta aqui
Bem vinda! registre-se para uma conta
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Bico Rural
  • Quem somos
  • Contato
Facebook Instagram Twitter Youtube

Com 98,53% das metas atingidas, Governo do Tocantins reforça diálogo com a ANA e destaca avanços na gestão de recursos hídricos

dezembro 3, 2025
Share
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

    Programação reuniu dirigentes de todo país
    – Foto: Vinícius Santa Rosa/Governo do Tocantins

    Representando o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, participou nessa segunda-feira, 1º, em Brasília, da reunião de trabalho com os secretários estaduais de Recursos Hídricos na sede da Agência Nacional das Águas de Saneamento (ANA).O encontro teve como objetivo promover o diálogo federativo e aprofundar a cooperação entre a União e os estados na gestão integrada das águas.

    A programação reuniu dirigentes do país para apresentar avanços recentes, mas principalmente para expor os desafios onde os estados ainda necessitam de apoio técnico, financeiro e institucional.

    A ANA busca orientar seu novo ciclo de planejamento e identificar onde pode contribuir de forma mais efetiva para fortalecimento da Política Nacional de Recursos Hídricos e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh).

    O diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos,  Aldo Azevedo, destacou que o estado vem avançando na modernização e na integração das políticas de meio ambiente, clima e recursos hídricos com a integração de sistemas de monitoramento em tempo real da demanda e disponibilidade hídrica, bem como o combate ao desmatamento ilegal e queimadas desordenadas, com utilização de ferramentas eficientes como o Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma).

    “Este encontro é fundamental porque não se trata apenas de apresentar resultados, mas de debater de forma transparente onde ainda precisamos avançar. A ANA é uma parceira estratégica que vem nos apoiando com conhecimento técnico, programas estruturantes e recursos financeiros”, ressaltou o diretor.

    Aldo Azevedo, pontuou a importância da Agência compreender as necessidades para o próximo ciclo. “O nosso estado tem avançado, mas precisamos do apoio da Agência para seguirmos consolidando uma gestão hídrica eficiente e alinhada às especificidades da nossa região e da Amazônia Legal”, enfatizou o diretor.

    Ao longo do dia, os estados reforçaram demandas relacionadas à ampliação do monitoramento qualiquantitativo, fortalecimento institucional, desenvolvimento de sistemas integrados, formação de equipe técnica e integração regional, temas essenciais para garantir segurança hídrica e resiliência climática.

    Metas

    O Tocantins cumpriu 98,53% das metas contratuais de certificação referentes ao segundo período do 3º ciclo do Progestão, conforme estabelecido pela ANA. “O evento marcou o início de uma nova etapa de cooperação e integração entre a ANA e as unidades da federação. Os resultados do Tocantins refletem o compromisso da gestão com a governança das águas e a implementação de políticas públicas responsáveis e eficazes”, destacou Aldo Azevedo.

    O Progestão é um programa de incentivo financeiro baseado no princípio de pagamento por resultados, no qual metas são pactuadas entre a ANA e os órgãos estaduais gestores de recursos hídricos. A adesão é voluntária e formalizada por meio de decreto específico. O programa estimula a melhoria contínua da gestão hídrica nos estados, promovendo segurança, transparência e eficiência.

    Fonte: Governo do Tocantins

    Share
    Facebook
    Twitter
    Pinterest
    WhatsApp
      bicorural

      ARTIGOS RELACIONADOSMais do autor

      Naturatins intensifica Operação Piracema e realiza apreensões em diversas regiões do Estado

      Monitoramento ambiental do Governo do Tocantins aponta queda no desmatamento e nos focos de queimadas em 2025

      Governo do Tocantins destaca preservação ambiental e cultural nos 25 anos do Parque Estadual do Jalapão

      [INSERT_ELEMENTOR id=”995″]

      ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

      Governo do Tocantins concede selo de inspeção com equivalência nacional para...

      Agricultores familiares poderão dobrar valor de vendas para a merenda escolar

      Preços da arroba do boi gordo caem com escalas mais alongadas

      Adapec realizou coleta em mais de 60% das propriedades do estudo...

      MAIS LIDAS

      Preços do boi gordo continuam caindo no Brasil; veja cotações

      Governo do Tocantins recebe representantes do programa AL-Invest Verde, iniciativa da...

      Abate de bovinos e suínos cresce no 4º trimestre de 2023

      Produtores de queijo da Bahia destacaram a expectativa pela sanção do Projeto de Lei (PL) 25.046/2023, que autoriza o comércio de produtos de origem animal, certificados com o selo SIM/CONSORCIO, em todo o território estadual.

      São Paulo pretende criar centros de referência para produção de queijos

      Carregar mais
      SOBRE NÓS
      Bico Rural é um veículo de informação que tem o objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável do agronegócio da região norte do Tocantins.
      SIGA-NOS
      Facebook Instagram Twitter Youtube
      © 2020 - Bico Rural