Em busca de mobilizar lideranças para valorizar boas práticas na lida diária das mudanças climáticas, e em especial capacitá-los na luta por justiça climática, a Coalizão Vozes do Tocantins reuniu entre os dias 24 e 27 de março, trinta jovens selecionados para o Curso de Formação de Jovens em Comunicação e Justiça Climática. A capacitação foi realizada na Aldeia Pedra Branca, T.I. Krahô, próximo ao município de Itacajá, e faz parte do Programa VAC – Vozes pela Ação Climática Justa, apoiada no Brasil pela Fundación Avina.
De acordo com o presidente da Associação Centro Cultural Kàjre, Gustavo Xôhtyc Krahô, a realização do curso foi valorosa. “É muito importante o tema justiça climática e comunicação e é muito interessante para a minha comunidade ter um jovem capacitado para cuidar das necessidades da aldeia”, explica.
Além de presidente da associação, Gustavo é também um dos jovens selecionados para participar do curso. “Foi muito bom conhecer pessoas diferentes. Eu estou muito orgulhoso porque foi a primeira vez que recebo informações assim, na prática. A maior dificuldade é a língua, mas foi muito bacana”, relatou a liderança.
O curso contará com mais três módulos que estão programados para serem realizados no acampamento da reforma agrária Olga Benário, na Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso e na Aldeia Prata, Terra Indígena Apinajé. Entre os encontros, será promovido o “tempo comunidade”, no qual os jovens irão desenvolver competências de comunicação e gestão de projetos em seus próprios territórios.
Membros da Coalizão foram facilitadores deste módulo, que contou também com a colaboração de convidados como a bióloga e turismóloga Simone Mamede, a ornitóloga Maristela Benits, a fotógrafa Paula Cinquetti e o cineasta e documentarista Neto Borges.
Vozes do Tocantins
A Coalizão é composta pelas organizações: Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo Kalunga do Mimoso – Arraias (AKMT), Associação Centro Cultural Kàjre (povo Krahô), Associação Pyka Mex (povo Apinajé), Colônia de Pescadores/as de Araguacema-TO (Copesca), Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços Assistência Técnica e Extensão Rural (Coopter), Escola Família Agrícola Bico do Papagaio Padre Josimo (EFA – Esperantina), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST – Tocantins), Associação Onça D´água de Apoio às Unidades de Conservação, Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Tocantins (UFT), curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins – Campus Arraias, Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológicos (Neruds).
Imagens – Sarah Tamioso