Caravanas de agricultores familiares de todas as regiões do Estado chegam de ônibus para buscar novos conhecimentos agropecuários na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023). A feira iniciou nesta última terça-feira, 16, e encerra neste sábado, 20, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional.
Nesta quarta-feira, 17, nove caravanas chegaram para participar de palestras, oficinas, dinâmicas e dias de campo sobre as inovações tecnológicas no segmento da agricultura e pecuária. Ao todo, são 54 caravanas, sendo 2.300 agricultores.
O agricultor Valnor Santos do município de Cristalândia do Tocantins é um dos que chegaram para participar das atividades da feira. “Todos os anos, venho aqui para me atualizar e acompanhar as inovações agrícolas que estão no mercado. Como crio um gadinho, eu mesmo planto o milho. E aproveito também para ver o preço de um motor irrigado para plantar milho de verão, melancia e melão”, detalhou,
Já o produtor do Projeto de Assentamento Macaúba, município de Pium, Antônio Ferreira, afirmou que tem uma produção diversificada, cria gado de leite e planta arroz, milho e feijão. “Sempre que posso venho na Agrotins, pois aqui podemos buscar novos conhecimentos para levar para nossas comunidades rurais”, explicou.
Realização
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.
Fonte: Secom TO