Brasil terá onda de calor excepcional: No Tocantins temperatura pode superar os 40º

Foto: Reprodução/MetSul

 

Um alerta preocupante toma conta do Tocantins e de todo o Brasil nos próximos dias. A MetSul Meteorologia, que divulga informações climáticas do país, emitiu neste domingo, 17, um aviso de uma onda de calor excepcional que atingirá uma grande parte do território nacional, com temperaturas extremas que podem bater recordes em algumas regiões. O Tocantins é um dos estados que será afetado com temperaura que pode superar os 40º.

 

De acordo com a MetSul, uma massa de ar extremamente quente está se deslocando sobre o Brasil, elevando as temperaturas a níveis perigosos e preocupantes. Já nesta semana, poderá ser observado um aumento significativo do calor no Centro-Oeste e no Sudeste, mas a segunda metade da semana promete ser ainda mais intensa.

 

Estados afetados

 

Esta onda de calor afetará vários estados brasileiros, com temperaturas próximas ou acima dos 40ºC. Entre os estados mais impactados estão o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão. No entanto, a situação mais crítica deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas podem atingir máximas excepcionais de 43ºC a 45ºC.

 

Recordes ameaçados

 

O Brasil já registrou recordes de calor no passado, mas esta onda de calor excepcional pode superar marcas históricas em muitas cidades. São Paulo, por exemplo, pode testemunhar temperaturas próximas a 40ºC, o que poderia quebrar recordes não apenas para setembro, mas também absolutos para toda a série histórica.

 

O período de junho a setembro é conhecido como a estação seca no Centro do Brasil, o que contribui para extremos de temperatura alta que não ocorrem no verão devido à chuva diária. Isso significa que as altas temperaturas nesta época do ano são ainda mais impactantes, representando um grande desafio para a saúde pública.

 

Os perigos do calor extremo

 

O calor extremo não deve ser subestimado. Estudos mostram que o calor é responsável por mais mortes do que furacões e tornados combinados. Populações vulneráveis, como idosos e enfermos, estão em maior risco. É fundamental que as pessoas adotem medidas de precaução, como manter-se hidratadas, usar roupas leves e evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia.

 

Como se proteger

 

De acordo com a médica Flávia Santana é fundamental, especialmente nestes dias de calor extremo, que todos sigam algumas medidas essenciais para proteger sua saúde. “Beber líquidos regularmente, usar roupas leves, usar protetor e evitar esforço físico nas horas mais quentes do dia são algumas das medidas recomendadas que podem fazer toda a diferença para evitar problemas relacionados ao calor excessivo”, explicou.

 

“Para os trabalhadores do campo, que muitas vezes enfrentam longas jornadas sob o sol, é necessário adotar precauções adicionais”, reforça a médica. “Para aqueles que trabalham ao ar livre, usar chapéus de abas largas e roupas de proteção, como camisas de manga longa, pode ajudar a minimizar a exposição direta ao sol. A utilização de óculos de sol e protetor solar também é altamente recomendada. A desidratação pode ser um perigo ainda maior para os trabalhadores rurais. Neste sentido beber água regularmente é extremamente essencial”, concluiu.

 

 

Fonte: Tocantins Rural