Facebook Instagram Twitter Youtube
  • Quem somos
  • Contato
Buscar
sábado, 15 de agosto de 2026
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Bico Rural
  • Quem somos
  • Contato
Facebook Instagram Twitter Youtube

Biólogo descobre nova espécie de peixe no Rio Tocantins

agosto 29, 2023
Share
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

    O Rio Tocantins possui muitos seres vivos ao longo de toda sua extensão, mas continua surpreendendo a todos com a diversidade biológica. Na última quinta-feira, 24, o biólogo e coordenador da entomofauna da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Anderson Brito Soares, publicou um artigo, juntamente com outros dois colegas, o Dr. Marcelo Costa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e o Dr. Paulo Henrique Franci da Universidade Federal do Tocantins (UFT), sobre a descoberta de uma nova espécie de peixe. 

     

    O animal, de origem Myloplus, se chamará Myloplus animacula e será somado às outras 12 espécies que esse gênero possui. A nova espécie está amplamente distribuída nos trechos superior e médio da bacia do Rio Tocantins e também no Rio Araguaia e seus afluentes. Esse peixe se diferencia por apresentar uma marca preta na porção distal dos raios anteriores da nadadeira anal, além de ter 19-21 raios ramificados na nadadeira dorsal.

     

    A descoberta foi resultado de pesquisa da dissertação do mestrado pela UFT no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação (PPGbec). Conforme o biólogo, foram dois anos de pesquisa e mais um ano para escrever o artigo e publicá-lo.

    Fonte: Tocantins Rural

    Share
    Facebook
    Twitter
    Pinterest
    WhatsApp
      bicorural

      ARTIGOS RELACIONADOSMais do autor

      Governo do Tocantins lança projetos para promover preservação ambiental e acessibilidade na temporada de praias

      Governo do Tocantins inicia instalação de internet via satélite em atrativos turísticos e fortalece a conectividade em regiões remotas

      Em Pium, Governo do Tocantins apresenta tecnologias de precisão para impulsionar a pecuária bovina

      [INSERT_ELEMENTOR id=”995″]

      ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

      Reforma da Previd

      Sofrimento mental na Zona Rural: situação é conhecida, mas invisível na...

      carne bovina - exportações

      escalas de abate e demanda extremamente aquecida colocam os preços em...

      como escolher o capim certo para o período seco e manter...

      Naturatins define novas regras para medição e automonitoramento do uso da...

      MAIS LIDAS

      Membros do Fórum do Lixo & Cidadania do Tocantins debatem plano...

      Previsão climática para novembro de 2023: confira a previsão para o...

      Integração lavoura-pecuária ajuda a acumular carbono no solo

      Governo do Tocantins publica lei de incentivo à apicultura para promover...

      Carregar mais
      SOBRE NÓS
      Bico Rural é um veículo de informação que tem o objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável do agronegócio da região norte do Tocantins.
      SIGA-NOS
      Facebook Instagram Twitter Youtube
      © 2020 - Bico Rural