Bebidas alcoólicas serão liberadas na Agrotins 2023 mas haverá fiscalização de trânsito

A comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas serão liberados dentro do Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, durante a 23ª edição da Agrotins. A informação foi confirmada pelo secretário da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Jaime Café, em entrevista ao Tocantins Rural. Café alertou, no entanto, que o Detran e forças de segurança farão fiscalização de trânsito nas vias que dão acesso ao parque.

“Não podemos restringir nenhum tipo de serviço que possa ser ofertado na feira, claro que há regras. A comercialização é livre, mas sempre com muito cuidado para que isso não interfira e cause problemas de segurança. Temos uma estrutura muito boa para garantir isso. Estamos trabalhando em parceria com Detran e forças de segurança; quem for lá, beber e dirigir, siba que vai haver controle e que poderá perder a carteira e o veículo”, alertou Café.

O gestor falou ainda sobre a oferta de internet, uma queixa comum entre expositores e visitantes de edições anteriores da feira. De acordo com o secretário, 13 empresas prestarão serviço de internet na Agrotins 2023. “Elas estão colocando wi-fi com sinal liberado para todos os visitantes, nos pontos de maior concentração. Teremos também internet via fibra ótica exclusiva para os expositores da agricultura familiar; equipes de trabalho do governo e para a imprensa”, afirmou.

Trânsito e transporte

Café respondeu ainda sobre a disponibilização e organização de estacionamentos para participantes do evento. Segundo ele, o espaço para os carros foi ampliado e haverá apoio de 20 fiscais do Detran no controle do fluxo de veículos.

Não haverá, no entanto, rotas diretas de transporte entre o centro de Palmas e o parque agrotecnológico. Quem se interessar em visitar a feira vai precisar contar com condução própria ou se organizar em comitivas. “O que a Seagro faz é uma busca e transporte de pequenos produtores do estado e do entorno de Palmas até o evento, mas não há previsão de uma rota de Palmas para a Agrotins”, disse.

Alimentação

Ainda segundo o secretário, o local que em outras edições abrigou o pavilhão institucional do governo foi destinado à praça de alimentação da Agrotins neste ano. O refeitório vai contar com cerca de 600 mesas, oferecendo acomodação para cerca de 1800 pessoas sentadas.

O evento também vai contar com outros espaços de alimentação regularizadas dentro do parque, com estrutura, inclusive, de food trucks.

Jaime Café ressaltou, ainda, que a Agrotins 2023 será realizada sob a perspectiva do carbono neutro. Segundo ele, todas as ações realizadas no evento que gerem gases nocivos serão compensadas com ações ambientais. “A secretaria do Meio Ambiente está fazendo levantamento de tudo que gera gases do efeito estufa e, em parceria com algumas instituições fazendo o reflorestamento de APPs [áreas de proteção permanente] em algumas áreas para neutralizar esses gases. É uma feira totalmente carbono zero.

A Agrotins 2023 ocorrerá de 16 a 20 de maio no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas, na saída para Porto Nacional, com o tema Compliance no Agro. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), estima que o volume de negócios este ano supere a marca de R$ 2,5 bilhões e 180 mil pessoas visitem a Feira nos cinco dias de evento.

Fonte: Tocantins Rural