No encontro, foi definido que a iniciação do projeto acontecerá com a criação de pós-graduação e, posteriormente, haverá ampliação para implantação de cursos de graduação e tecnólogo
– Foto: Ameto/Governo do Tocantins
A Agência de Mineração do Tocantins (Ameto) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) articulam a implantação de uma pós-graduação no campo da mineração, além de cursos de graduação e tecnólogos, visando à formação de mão de obra qualificada para o setor de mineração. Representantes das instituições reuniram-se nesta quarta-feira, 6, para discutir a proposta.
No encontro, foi definido que a iniciação do projeto ocorrerá com a criação de pós-graduação e, posteriormente, haverá ampliação para implantação de cursos de graduação e tecnólogo. Uma comissão será designada para estudar formato, custos e multidisciplinaridade da pós-graduação. Para formalização da parceria entre as duas instituições, será assinado um Termo de Cooperação Técnica.
O presidente da Ameto, Mauro Mota, comemorou a parceria. “Existe uma demanda no setor de mineração por mão de obra qualificada. Com essa parceria, Ameto e Unitins contribuem para que as pessoas tenham uma oportunidade de formação para o mercado de trabalho e uma carreira profissional dentro do próprio Estado, e até mesmo na própria cidade de origem”, informou.
O reitor da Unitins, Augusto de Rezende Campos, destacou que é um desejo do Governo do Tocantins que a universidade apoie a formação de mão de obra qualificada. “Não tem como pensar em desenvolvimento do Estado sem olhar para as cadeias produtivas e a mineração”, declarou.
Participaram do encontro o professor da Unitins, Fred Newton da Silva Souza; e da equipe técnica da Ameto, o diretor de geologia e mineração, Otton Nunes Pinheiro; o geólogo Sanclever Peixoto; as engenheiras de Minas, Luísa de Deus e Caroline Dourado; e o assessor jurídico Lourenço Corrêa Bezerra.