Agrotins começa amanhã com programação que vai da agricultura familiar à mineração

A Agrotins 2023 começa nesta terça-feira, 16, com uma programação que promete trazer discussões e soluções inovadoras para o setor agropecuário. A feira atrai a atenção de produtores rurais, especialistas, pesquisadores e empresas do agronegócio, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável do campo. Neste ano, o tema central será o Compliance no Agro, evidenciando a importância da conformidade e integridade no setor.

A busca por práticas sustentáveis, respeito às leis ambientais, segurança alimentar e transparência nas relações comerciais são alguns dos aspectos abordados no evento deste ano. De acordo com a Secretaria da Agricultura e Pecuária do estado (Seagro), neste ano a Agrotins terá cerca de 15% mais espaço para expositores e eventos, em comparação com a edição do ano passado.

Dentro da programação, o secretário executivo da pasta, Adenieux Rosa Santana, destaca os eventos voltados para a agricultura familiar; inovação, ciência e tecnologia no agro; vitrines tecnológicas; e mineração. “Uma novidade é o pavilhão da ciência e tecnologia liderado pela FAPT [Fundação de Amparo à Pesquisa] e pelas universidades tocantinenses que vão apresentar trabalhos científicos financiados pelo Estado. No ano passado foram liberados R$ 2 milhões em editais e, agora, esses pesquisadores apresentarão esses trabalhos – alguns já concretizados e outros parcialmente, mas todos voltados ao agronegócio”, afirmou.

Agricultura familiar

A produção de alimentos por pequenos agropecuaristas ganhou destaque na Agrotins 2023. O espaço foi ampliado e dividido em dois setores: um encabeçado pelo Ruraltins – com foco na extensão rural, e outro focado na comercialização dos produtos da agricultura familiar.

O secretário executivo da Seagro informou, ainda, que serão lançados durante a feira três programas de fomento à agricultura familiar, com a distribuição gratuita de sementes de hortifrútis; arroz, feijão e milho; e sêmen bovino de animais produtores de carne e leite.

O pavilhão da agricultura familiar também conta com duas empresas especializadas em assistência técnica para crédito rural, além de instituições financeiras prontas para receberem os projetos dos pequenos produtores. “Nós potencializamos a representação do setor nesta edição da Agrotins dada a importância da agricultura familiar no cenário econômico e de produção de alimentos no Tocantins”, enfatizou Santana.

Conhecimento

A programação diversificada da feira contará com palestras, debates, workshops e exposições de tecnologias voltadas para a implementação de boas práticas de compliance no agronegócio. Renomados especialistas e profissionais da área estarão presentes para compartilhar conhecimentos e experiências bem-sucedidas nesse campo.

Os auditórios Jalapão, Serras Gerais e Cantão contam com uma série de palestras e outros eventos que contemplarão todos os elos da cadeia produtiva, “sempre com foco no compliance e na integridade dos sistemas para que a gente possa comercializar, manter mercados e abrir novos”, destacou o secretário.

Mineração

Outra novidade da feira é o setor de mineração. A Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) definiu o cronograma de atividades que serão realizadas no Pavilhão da Mineração.

Haverá palestras com a doutora em engenharia química Marisa Monte, do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM); Marcelo Ferreira da Silva, chefe do Núcleo do SGB em Palmas; Paulo César Barbosa Júnior, técnico em Geociências do SGB; Fred Newton da Silva Souza, professor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); e Frederico Bonatto, engenheiro de Minas e Ambiental.

 “A mineração tem crescido de forma exponencial e, como a Agrotins se tornou um ambiente de troca de conhecimento e networking, o objetivo é mostrar a novos investidores as potencialidades do setor e o que ele representa para o estado”, afirmou Adenieux Santana.

Programação

A Agrotins 2023 será realizada de 16 a 20 de maio no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, TO-050, saída para Porto Nacional. Entre as novidades, o Governo do Tocantins traz, também, a ampliação da área do evento e mais reforço estrutural para atender os expositores, produtores e visitantes.

Para conhecer a programação completa do evento, clique aqui.

Fonte: Tocantins Rural