A partir desta terça-feira 16, a maior feira agrotecnológica do Norte do país irá movimentar a economia tocantinense. A Agrotins 2023, tradicionalmente realizada no Centro Agrotecnológico de Palmas, contará com a presença das cooperativas Frísia, Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Sicoob UniCentro Br e Xambiart.
O Sistema OCB-SESCOOP/TO estará com estande e oferecerá palestras com emissão de certificado nos espaços NegóciosCoop e SomosCoop, localizado no Pavilhão do Desenvolvimento. Conforme o presidente Ricardo Khouri, a Agrotins é uma ótima oportunidade de negócios, de aprendizado das novas tecnologias no agro e, principalmente, de conhecer o cooperativismo como alternativa de mercado.
Para Diogo Pelissaro, Gerente Regional de Desenvolvimento do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, a participação das cooperativas é fundamental em eventos como a Agrotins, onde estarão presentes pela quinta vez. “É um momento que a gente fortalece o relacionamento com os nossos associados, produtores rurais, pessoas físicas e também os parceiros”. O representante ressalta que o evento oportuniza a apresentação dos produtos, serviços e soluções financeiras que a cooperativa tem a oferecer, fortalecendo o modelo de negócio.
Neste ano, o Sicredi estará presente com uma estrutura ampla e climatizada, visando proporcionar conforto aos clientes e facilitar as transações e movimentações que frequentemente ocorrem dentro do estande. Além disso, também serão disponibilizadas duas vans para atendimento personalizado. “Esse é o nosso principal foco: fortalecimento do cooperativismo e da marca Sicredi e valorização dos associados e parceiros que estão sempre presentes nas feiras. A nossa expectativa é fantástica, a gente acredita muito no agronegócio do nosso Estado”, afirma Diogo Pelissaro.
Elisangela Ribeiro Amâncio é artesã e faz parte da cooperativa Xambiart, localizada no município de Xambioá, no estado de Tocantins, trabalha com a criação de biojóias e compartilha que durante a feira pretende não só aumentar as suas vendas, como também conquistar clientes em potencial.
A superintendente da OCB-Sescoop/TO, Maria José de Andrade Leão de Oliveira reforça a importância do evento: “Nós acreditamos no modelo cooperativista como a melhor modalidade de negócio para o desenvolvimento sustentável. No agro temos grandes exemplos de sucesso no Tocantins. Visite o nosso estande e conheça mais sobre o NegóciosCoop”, convida.
SomosCoop
Durante o evento, serão oferecidas orientações sobre a constituição e funcionamento de cooperativas, além de palestras. Além disso, haverá uma exposição de produtos e serviços de cooperativas, permitindo que os visitantes conheçam mais sobre essas empresas e seus benefícios para a sociedade.
NegóciosCoop
Como forma de apoiar a presença das cooperativas na maior feira agrotecnológica do Norte do país, o Sistema OCB/TO contará com o NegóciosCoop, em que cooperativas estarão comercializando seus produtos, em um espaço de fomento às vendas e fortalecimento da relação entre empresas e clientes.
Programação Coop na Arena do Desenvolvimento
16/05
10h – Novas Profissões do Futuro -José Reinaldo – Senai
11h – Aulão de Ginástica -Kenet, Roberto e Júlia – Sesi
15h – Resiliência Financeira – Gabriel Garola – Sicoob Unicentro Br
16h – Espetáculo de Circo – Secretaria da Cultura
17h – Cantor Matheus Mancini – Secretaria da Cultura
17/05
14h – Empreendedorismo Feminino no Agro – Ana, Monica, Sara e Thayanne Sicredi União MS/TO e Oeste BA
15h – Como Combater o Desperdício na Produção – Senai
16h – Impacto do e-social no Agronegócio – Janaina e Ênio – Sesi
17h – Cantor Onassis Costa – Secretaria da Cultura
18/05
10h – Como Aplicar o 5S na Empresa – Suzane Silva – Senai
11h – O Papel da Robótica na Transformação – Ulisses, Soraia e Regimar – Sesi
15h – Compliance – Transparência e Ética nos Negócios – Sandra Abraçado – OBS de Palmas
16h – Ferramentas para Desenvolvimento Econômico – Adriana Terra – Incra
17h – Caravana das Lendas – Secretaria da Cultura
19/05
10h – Cooperativismo – Uma Alternativa de Mercado (Eduardo Pessoa) Sistema OCB/TO
15h – Ferramentas da Qualidade – Iara Milhomen – Senai
16h – Primeiros Socorros – Filipe – Sesi
17h – Documentário Descobertas – Secretaria da Cultura