O Governo do Tocantins, por meio dos órgãos estaduais, como a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), assinou na manhã desta quarta-feira, 17, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, um Protocolo de Intenções com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), visando à troca de informações no setor agropecuário.
O Protocolo visa obter maior fidedignidade possível de informações agropecuárias oficiais do estado do Tocantins por meio de complementariedade de informações, e por convergência de dados entre os órgãos que atuam no setor agropecuário. O documento tem um prazo de duração de 36 meses e, em 90 dias, o grupo deverá apresentar um plano de trabalho.
Também está previsto o intercâmbio de informações, estatísticas e conhecimentos técnicos; objetivando contribuir e subsidiar para a promoção e a efetivação de políticas públicas de fomento, defesa, inspeção e sanidade animal e vegetal; desenvolver ações, estratégias e projetos, no que couber, visando ampliar e qualificar o acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); e qualificar os espaços de discussão, pesquisa e extensão pertinentes à produção agropecuária no Estado, entre outros.
A assinatura do documento ocorreu no estande da Adapec na Agrotins e o presidente da Agência, Paulo Lima, destacou a importância do compartilhamento de informações para o Estado. “Este é um avanço para o setor agropecuário tocantinense, porque a partir do compartilhamento dos dados, o Tocantins poderá gerar políticas públicas para o setor agropecuário”, disse Paulo Lima.
“A assinatura deste Protocolo surgiu da necessidade de termos uma base de dados agropecuários fidedigna com tecnologia científica e a Conab trabalha em uma de suas vertentes com uma base de dados, por isso, buscamos esta parceria para troca de metodologia e tratamento de dados agropecuário do Tocantins. Assim, compreenderemos as necessidades de cada órgão e onde podemos suprir as carências uns dos outros”, explicou o superintendente da Conab no Tocantins, Marco Túlio Nascimento.
O secretário executivo da Seagro, Adenieux Santana, apontou que a Conab dispõe de tecnologia que contribuirá para a geração de renda, principalmente para os pequenos agricultores. “A Adapec e o Ruraltins possuem uma gama de informações sobre a agropecuária tocantinense e a Conab possui tecnologia capaz de promover desenvolvimento neste setor e, com a integração dos dados, iremos construir um planejamento estratégico para o Tocantins”, pontuou Adenieux Santana.
Para o presidente do Ruraltins, Washington Ayres, este é um momento importante para a agricultura familiar que soma hoje com o Produto Interno Bruto do Tocantins, mas, que pode alavancar ainda mais o desenvolvimento do Estado, por meio de parcerias e trocas de dados que ofereçam instrumentos para a elaboração de políticas públicas para a agricultura familiar.
Fonte: Secom TO