Adapec promove reunião de nivelamento sobre monitoramento nas áreas de excepcionalidade de plantio de soja

Objetivo da reunião foi elaborar um planejamento das ações para as regionais da Adapec
– Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizou na manhã desta quinta-feira, 16, uma reunião técnica de nivelamento e planejamento das ações de monitoramento de pragas nas áreas de excepcionalidades como as Planícies Tropicais e unidades de pesquisa do Tocantins. A reunião ocorreu na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas.

“Somos responsáveis por uma importante parte da produção de soja semente que chega às lavouras, só nas Planícies Tropicais são plantadas cerca 70 mil hectares, e é a Adapec que realiza semanalmente o monitoramento de pragas, a fim de garantir a sanidade da nossa produção”, afirmou o presidente da Adapec, Paulo Lima.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática, Cleovan Barbosa, a reunião técnica teve como objetivo elaborar um planejamento das ações para as regionais da Adapec que incluem as áreas das Planícies Tropicais e de unidades de pesquisa. “Temos atualmente nove unidades de pesquisas em terras altas e cerca de 120 cadastros de plantios nas Planícies Tropicais, por isso, estamos reunidos para definir nossas ações de fiscalizações neste período de excepcionalidade de plantio, principalmente nas Planícies Tropicais”, ressaltou Cleovan Barbosa.

Janela de plantio nas várzeas tropicais

O plantio excepcional de soja semente nas Planícies Tropicais é feito mediante a autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para as finalidades de pesquisa/ensino, produção de sementes e reserva de semente para uso próprio salva legal. A janela de plantio de soja semente nas Planícies Tropicais tocantinense iniciou no dia 20 de abril e seguirá até o dia 31 de maio.

As Planícies Tropicais compreendem os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Santa Rita do Tocantins e Dueré. O prazo para a colheita é até o dia 20 de setembro.

Realização

A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.

Fonte: Adapec Tocantins