Atividades para o desenvolvimento da produção de mandioca são realizadas em Novo Acordo, região central do Tocantins

A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e parceiros promovem na quarta-feira, 25, o Dia de Campo da Mandioca para impulsionar o desenvolvimento da produção no Tocantins. O evento ocorre a partir das 8 horas, no Galpão da Secretaria Municipal de Agricultura, em Novo Acordo, região central do Estado. 

 

O evento contará com palestras voltadas para o manejo da cultura da mandioca (indústria), análises do potencial das variedades produzidas em Pedro Afonso, crédito para agricultura familiar e comercialização da farinha no Tocantins. 

 

Prática

 

Está previsto durante a programação uma demonstração da prática de fabricação de farinha no sistema de produção móvel, que deve ocorrer no período da tarde, de acordo os organizadores do evento.

 

Entrega de sementes

 

E ainda, na ocasião, os produtores da região recebem as sementes de qualidades do Programa do Governo do Estado, Mesa Farta. 

 

Inscrições

 

Os interessados em participar do Dia de Campo podem fazer a inscrição antecipada por meio do link, ou então no local do evento. 

 

Dados

 

Segundos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o Tocantins produziu mais de 225 mil toneladas de mandioca, distribuídas em mais de 15 mil hectares.

 

Os dados informam ainda que a produtividade média tocantinense é de 15.700 kg por hectare, acima da média nacional que é de 14.700 kg por hectare.

 

Fonte: Secom TO

Imagem: Seagro

Fonte: Tocantins Rural