Representantes das Superintendências Regionais de Educação (SREs) de Porto Nacional e de Palmas reuniram-se na quinta-feira, 19, em um encontro formativo para discutir sobre a construção da proposta de educação do campo e quilombola do Estado do Tocantins. O 1° encontro regional segue até a sexta-feira, 20, na Escola Família Agrícola, em Porto Nacional.
A reunião tem como objetivo a criação de uma proposta político pedagógica para as escolas do campo e quilombola, com a finalidade de alinhar o currículo e o funcionamento destas unidades de ensino.
O 1° encontro regional é ministrado pelo coordenador-geral do projeto e professor do curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Ubiratan Francisco de Oliveira. Estão participando dos trabalhos as superintendentes Regionais de Educação de Porto Nacional, Araildes Almeida; e de Palmas, Maristélia Alves.
Anteriormente, foi elaborado um diagnóstico das 48 escolas do campo e quilombolas da rede estadual pela UFNT, que visitou todas as unidades escolares para conhecer a realidade local e promover discussões sobre essas políticas.
“Esse projeto irá fortalecer as escolas para trabalharem com mais autonomia em relação ao currículo e às leis. É uma ação que será base para a criação de leis que beneficiem a educação do campo e quilombola”, destacou a gerente dos Povos Tradicionais e Educação do Campo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Walquiria de Sousa Milhomem.
Segundo a técnica da EJA, Campo e Quilombola da SRE de Porto Nacional, Elena Câmara, com sete escolas do campo, para a regional “é um grande privilégio sediar o encontro de construção da proposta que possibilitará mudanças no currículo destas escolas e a melhoria da qualidade do ensino no Tocantins”, ressaltou.
Na segunda etapa, será realizado encontro em Araguaína, nos dias 26 e 27 de outubro, para atender as escolas do Norte com uma oficina para alinhamento das ideias sobre os conceitos e os princípios da educação e dos marcos legais.
Haverá ainda um momento de reunião com representantes de todas as escolas.
Fonte: Secom TO
Imagem: Ravena Santiago