Municípios que compõem a Região Turística da Ilha do Bananal contam com diversos atrativos como o Turismo de Observação de Aves
– Foto: Tharso Lopes/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realiza nesta terça, 10, e quarta-feira, 11, a primeira “Oficina de Planejamento” da região turística da Ilha do Bananal. O evento ocorre em período integral, no auditório do Sebrae, no município de Gurupi e é destinado ao trade turístico, gestores de turismo, gestores municipais, universidades e associações de classe.
As oficinas de planejamento estratégico de ações para 2024 da região turística Ilha do Bananal tratam sobre a consolidação, composição, missão e estratégias de atração dos municípios ao colegiado regional.
Durante o evento serão abordados temas relacionados ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT), ações de fortalecimento da atividade turística, calendário regional de eventos, fortalecimento dos conselhos municipais, comunicação e promoção.
A programação, que será coordenada pela técnica da Gerência de Produtos Turísticos da Setur, Graziela Cortez, abrangerá os municípios de Gurupi, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Peixe, Sandolândia, Palmeirópolis, São Salvador e instituições componentes da Instância de Governança Regional (IGR).
As oficinas estão previstas para ocorrer nas sete regiões turísticas do Tocantins (Bico do Papagaio, Vale dos Grandes Rios, Serras e Lago, Encantos do Jalapão, Serra Gerais, Praias e Lagos do Cantão, Ilha do Bananal).
“O planejamento é de suma importância para o fortalecimento do turismo regional, sendo uma forma descentralizada de se fazer política pública envolvendo os diversos segmentos da cadeia”, destaca o secretário da Setur, Hercy Filho.
Oficinas
As oficinas de planejamento contemplam as demais regiões turísticas, no mês de novembro, nos dias 9 e 10, em Vale dos Grandes Rios; dias 21 e 22, no Cantão; 23 e 24 nas Serras e Lago. Em dezembro, nos dias 7 e 8, as capacitações serão realizadas na região das Serras Gerais.