Uma parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Governo Federal busca preparar lideranças do meio rural para atuar na defesa do produtor rural diante dos desafios atuais do setor.
O Programa “Capacita Sindicato Rural – Cultivando Conexões” reúne cerca de trinta dirigentes de sindicatos de diversas regiões. O primeiro evento em Palmas foi realizado na última segunda-feira, 24, e foi o primeiro de uma série de encontros presenciais, missões técnicas e consultoria, que busca fortalecer as entidades sindicais rurais no Tocantins e estabelecer novas práticas de gestão.
A expectativa do Presidente do Sistema FAET/SENAR, Paulo Carneiro é que a formação fortaleça os sindicatos rurais e garanta a eles condições de atender as demandas do setor rural, em pleno desenvolvimento no estado.
“Nossa missão é apoiar e fortalecer nossas bases, através do conhecimento que é fundamental. A boa liderança é essencial para o sucesso da nossa atividade e os novos tempos exigem novas práticas” pontuou o presidente.
REPRESENTATIVIDADE
Psicólogo, mestre em Administração e especialista em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Celso Garcia foi convidado para conduzir a capacitação. Para ele, as mudanças são inevitáveis e os líderes precisam estar atentos à essa transformação.
“Embora o líder sozinho não seja capaz de mudar uma realidade, uma mudança também não ocorre sem uma liderança”, afirmou Garcia, que justificou a capacitação como uma forma de garantir a sustentabilidade dos sindicatos melhorando sua representação.
Presidentes de sindicatos louvaram a iniciativa do Sistema FAET. “Precisamos melhorar a relação com o produtor. Afinal dependemos um do outro e juntos somos mais fortes” disse Francisco Tozzatti, de Dois Irmãos. “Temos que enaltecer essa iniciativa da FAET, do presidente Paulo e Rayley do Senar por fazer algo que nunca foi feito antes”, disse Cleiton Marinho, de Barrolândia.
A superintendente do Senar, Rayley Luzza, também destacou a relevância da formação de líderes. “Nosso setor evolui numa velocidade impressionante e nossos líderes precisam acompanhar essa evolução. O programa foi construído com esse propósito, porque novos tempos exigem novas mentalidades e atitudes”, destacou Rayley.
Para a superintendente federal do MAPA no Tocantins, Lires Teresa Fernanda, “quem se capacita tem mais autonomia para agir e fazer melhor, por isso apoiamos essa iniciativa e queremos ser parceiros da FAET e dos sindicatos em outros momentos”, destacou.