Prefeitura de palmas oferece assistência técnica com encanteiramento e gradagem a produtores

Com o intuito de impulsionar a produção de alimentos em Palmas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) tem intensificados os serviços de gradagem e encanteiramento para fornecer a agricultura familiar. Além desses serviços, a assistência rural também leva ao pequeno produtor técnicas de irrigação, manejo e correção do solo. Essas práticas são destinadas ao cultivo de hortaliças, leguminosas, melancia, feijão e abacaxi, contribuindo para a melhoria das condições de plantio e colheita.

 

O programa de assistência rural da Seder é direcionado aos pequenos produtores rurais que desejam diversificar sua produção e melhorar suas técnicas de cultivo. Por meio dessa iniciativa, eles têm a oportunidade de expandir seus conhecimentos e contar com o suporte técnico necessário para obter melhores resultados em suas atividades agrícolas. Os produtores também recebem orientações sobre o uso adequado de adubos e defensivos agrícolas, bem como o controle de pragas e doenças, de forma a garantir uma produção mais sustentável e eficiente.

 

A diretora operacional de máquinas agrícolas, Daniella Neves de Oliveira, ressalta a importância da gradagem e do encanteiramento. “Nossa intenção é fortalecer a agricultura familiar local, incentivando a produção diversificada e sustentável. Muitos não teriam condições de arcar com os custos do maquinário no cultivo, e por isso, temos intensificado os trabalhos para que o máximo de produtores seja atendido, promovendo assim a geração de renda e o fortalecimento do setor agrícola de Palmas.”

 

Máquinas das Seder trabalham nesta semana na região de Taquaruçu Grande, Coqueirinho e Distrito de Taquaruçu. Para receber o assessoramento, os produtores que se enquadram como agricultores familiares devem procurar a Seder para cadastro e confecção do projeto produtivo. O próximo passo é a expedição da ordem de serviço para execução dos trabalhos. Não há cobrança de qualquer contrapartida pela oferta do serviço de preparação de solo e da assistência técnica. Basta comprovação de produção da pequena propriedade.

Fonte: Tocantins Rural