A Secretaria da Mulher do Tocantins e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) firmaram uma parceria para fomentar a produção agrícola e o empreendedorismo feminino no estado. A iniciativa busca incentivar a autonomia financeira das mulheres rurais e promover a igualdade de gênero no campo.
De acordo com o órgão de extensão rural, a parceria prevê a realização de capacitações e cursos abordando temas como gestão financeira, técnicas de cultivo e empreendedorismo, além de assistência técnica para as agricultoras.
A secretária da Mulher do Tocantins, Berenice Barbosa, destacou que, por meio da parceria com o Ruraltins, é possível conhecer as demandas das agricultoras e levar políticas públicas até elas. “Estamos iniciando a parceria de trabalho com o órgão de extensão rural com o objetivo, também, de apoiar as mulheres do campo”, enfatizou.
O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, ressalta o comprometimento do instituto com a igualdade de gênero e o desenvolvimento sustentável: “O protagonismo da mulher está presente em todos os segmentos e, principalmente, na agricultura familiar e no trabalho da extensão rural pois as mulheres têm sim um papel importante no agronegócio. E por isso, como gestor do Ruraltins recebemos a secretária da Mulher, a Berenice, para que juntos possamos somar forças e valorizar o trabalho da mulher no meio rural”.
Ainda segundo o presidente, o Ruraltins já atua junto às mulheres no campo por meio do Ater Mulher – política pública de assistência técnica e extensão rural voltada exclusivamente para beneficiárias as assentadas da reforma agrária; agriculturas familiares; extrativistas; pescadoras artesanais e aquicultoras; mulheres indígenas, quilombolas e de outros povos e comunidades tradicionais; bem como mulheres que desenvolvem atividades agrícolas em áreas urbanas e periurbanas.