Gurupi deu mais um passo para ampliar seu mercado de agroindústrias. Agora o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) está habilitado a indicar agroindústrias para credenciamento ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Estado do Tocantins (SUSAF), com isso as empresas que comercializam produtos de origem animal poderão vender seus produtos para os 139 municípios do estado.
A portaria com a autorização para a indicação foi publicada na edição do Diário Oficial do Tocantins do último dia 27.
O inspetor sanitário municipal, Douglas Henrique Morais, informou que a portaria representa um ganho enorme para o município, pois vai possibilitar que as empresas ampliem o leque de clientes; “com o aumento das vendas, aumenta-se a produção, consequentemente cresce a demanda por mão-de-obra, o que vai provocar a abertura de novos postos de trabalho”, explicou.
De acordo com Morais, os empresários que desejarem ampliar a comercialização de seus produtos no território tocantinense deverão encaminhar ofício solicitando ao SIM a inclusão da agroindústria no SUSAF. O e-mail para envio da solicitação é o [email protected]; o solicitante também pode entregar o pedido pessoalmente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, localizada no Centro Administrativo (BR-242).
Após realizada a solicitação, a câmara técnica do SUSAF enviará profissionais para vistoriar a agroindústria e, se estiver tudo dentro das normas estabelecidas, a empresa será credenciada a vender os produtos para todo o estado.
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destacou que a iniciativa é uma grande oportunidade de geração de empregos e renda. “Tudo isso é fruto do trabalho que a gestão vem desempenhando para ampliar oportunidades em todos os segmentos”, destacou a gestora.
Imagem: Arquivo/Secom Gurupi