Queijo estava impróprio para consumo
– Foto: Adapec/Governo do Tocantins
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreendeu na manhã desta quarta-feira, 19, na barreira fixa de Couto Magalhães, na divisa do Tocantins com o Pará, uma carga de 6 toneladas de queijos tropical impróprios para consumo. A empresa foi autuada em R$ 4,5 mil reais e a carga foi inutilizada no aterro sanitário do município.
De acordo com as médicas veterinárias que atuam no Serviço de Inspeção Estadual da Adapec, Ravanna Guida de Souza e Kelly Alinne Araújo Timbó Camargo, a ação aconteceu após uma fiscalização de rotina, onde os fiscais da barreira fixa e volante, ao conferirem uma nota fiscal, suspeitaram das informações, e ao abrirem o caminhão, verificaram que o condutor transportavam os queijos no assoalho do caminhão, junto caixas vazias de verduras, envoltos em sacos e lona preta, em desacordo com os padrões higiênicos-sanitário. Além disso, os produtos estavam sem rotulagem, o que caracteriza clandestinidade.
A carga, segundo a nota fiscal, era de origem do município de Ourilândia do Norte-PA e seguia com destino ao estado de Goiás. No documento também consta que os queijos seriam de um laticínio com inspeção federal, porém, não constavam rótulos nos produtos, e o referido laticínio, não possui autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a produção de queijo tropical, segundo informou o Mapa após consulta, sendo assim, a Agência enviará relatório da ação para que sejam tomadas as devidas providências.
A prefeitura de Couto Magalhães prestou apoio à ação da Adapec, com maquinários para a destruição dos produtos.