A Fazendinha do Calor Humano, localizada dentro do complexo da Agrotins, tem como objetivo ser uma unidade demonstrativa a pequenos produtores, produzindo alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos. Os alimentos produzidos lá já abasteceram várias escolas municipais de Palmas, com mais de 90 toneladas nos últimos três anos e na manhã desta sexta-feira, 14, realizou uma importante entrega de 300 quilos de bananas para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
As frutas irão reforçar uma alimentação mais saudável e nutritiva para as pessoas atendidas pela instituição. Além disso, o fato delas serem cultivadas sem agrotóxicos garante que não haja riscos de intoxicação alimentar. Para a presidente da Apae, Vilma Maria Gomes da Silva, toda doação é usada para os alunos. “A maioria dos nossos alunos é carente e precisam dessa ajuda, a instituição também que vive de doações”.
A presidente lembra que a Apae funciona de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino, atendendo 214 alunos matriculados das mais diversas idades e uma grande lista de espera por atendimento na instituição.
A Fazendinha
Além de servir como unidade demonstrativa na Agrotins e durante todo ano a pequenos produtores que desejam ter mais produtividade cultivando em pequena área, a produção da Fazendinha do Calor Humano já reforçou a merenda das escolas com mais de 90 toneladas de alimentos desde que foi implantada.
A unidade é um bom exemplo de que é possível cultivar alimentos saudáveis e sem agrotóxicos, valorizando o trabalho dos agricultores e garantindo uma alimentação de qualidade. Em 15 mil metros quadrados, são cultivados todos os anos banana, batata, milho, arroz, maracujá, abóbora, melancia, cana-de-açúcar e melão.
Fonte: Prefeitura de Palmas