Pequenos e Médios produtores marcam presença na Agrosudeste com exposição e apoio do Ruraltins
– Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins
A abertura oficial da maior feira tecnológica da Região Sudeste do Tocantins, a Agrosudeste, ocorreu na manhã dessa quarta-feira, 12, no Parque Agrotecnológico Neiçon Gomes, em Almas (TO), localizada a 300 km da Capital. A solenidade contou com a presença do Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, gestores, autoridades políticas, parceiros, produtores rurais, expositores e a sociedade em geral.
A feira, que ocorre entre os dias 12 e 15 de abril, marca a presença de expositores da agricultura familiar e produtores rurais que recebem assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio do órgão rural, os produtores tem a oportunidade de comercializar seus produtos durante o evento.
Para o senhor Degernal Oliveira Albuquerque, expositor e agricultor familiar do município de Natividade, que já expôs em outras edições, a feira está bem melhor, e ele diz que tem boas expectativas de comercialização.
“Com o apoio que recebemos do Ruraltins podemos trazer nossos produtos que são muito aceitos, nesse primeiro dia tivemos uma boa saída do amendoim, tapiti e kibano. Nossa expectativa é vender tudo, temos muitos produtos e estamos animados com a feira”, destacou o senhor Degernal.
O pecuarista Mário de Sena Filho, do município de Natividade, produtor de gado PO e raça genética, é um dos expositores assistidos pelo Ruraltins por meio do programa Integra Zebu, que também está presente na Agrosudeste. Ele ressaltou que seu objetivo “é melhorar os rebanhos da região com a venda de sêmen, tourin e produção de embrião, a gente quer cada vez mais melhorar, e com a assistência que temos recebido do Ruraltins, os resultados são cada vez melhores”, comentou o produtor.
De acordo com a zootecnista do Ruraltins Naiara Ribeiro Ciriano, o produtor apoia o trabalho do Ruraltins, sendo uma parceria forte com os municípios.
“Nós temos a satisfação de trabalhar com o senhor Mário, pois ele apoia o nosso trabalho dentro do município de Natividade, ele voltou os olhos para o município, é uma honra atendê-lo, porque ele mostra como o Ruraltins atua com o produtor, é uma parceria forte que temos, porque sua unidade engloba todo o município e mostra o quanto o Ruraltins é importante para a região e para o desenvolvimento do agrícola do Tocantins”, destacou a zootecnista.
Produtos da Agricultura Familiar
Amendoim, rapadura, cachaça, óleo de mamona, óleo de pequi, massa de mamão, kibano, feijão, e farinha estão na lista dos produtos comercializados durante a feira, além de comidas típicas.
Abertura
A abertura oficial contou com os parceiros desse grande evento, entre eles o Governo do Tocantins; Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Agencia de Transporte, Obras e Infraestrutura (Ageto), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); as Secretaria de Estado da Educação (Seduc); da Agricultura e Pecuária (Seagro); do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); da Segurança Pública (SSP); dos Povos Originários e Tradicionais; da Mulher; da Cultura e Turismo; da Aquicultura; e da Juventude e Esportes, Prefeitura de Almas, de Dianópolis, Sebrae, Aura Mineração, Mútua, Educação, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).