Há dois anos atuando como diretora administrativa da Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins – Cooperan, Maria dos Reis acompanha de perto as mudanças corporativas de empresas como o Sabin, que melhoraram o meio ambiente. Ela começou sua trajetória na cooperativa em 2012, quando descobriu que era portadora de Diabetes (tipo 1) e que na cooperativa teria mais flexibilidade, já que depende de medicação diária. “Foi aqui que percebi que poderia contribuir de forma mais significativa com a sociedade e o meio ambiente”, ressalta.
Maria conta que quando passou a fazer parte da cooperativa trabalhava com artesanato de recicláveis, mas sempre transitava em outras funções. “Se precisasse eu era cozinheira, atendia o pessoal, separava os resíduos e ia até os locais de coleta. Hoje temos um caminhão doado por uma instituição financeira em que realizamos toda a logística, mas em locais próximos usamos ainda os carrinhos de mão”, comenta.
Atualmente, a Cooperan tem parceria com mais de 20 estabelecimentos em Palmas, onde faz a coleta programada de materiais. Um deles é o Grupo Sabin, que faz a separação de materiais como papel branco, papelão, plástico, caixas de leite e outros, para destinar à reciclagem. A parceria iniciou em fevereiro de 2022 e já permitiu o reaproveitamento de mais de 5,5 toneladas de resíduos.
“No caso do Sabin, o material já fica separado bonitinho, daí nós realizamos a coleta de uma a duas vezes na semana, de acordo com a necessidade da empresa. Os recicláveis, quando chegam ao galpão, são separados, pesados e depois passam na prensa, para ficar organizado em blocos, e quando a carga está completa, encaminhamos para Goiânia, onde outra cooperativa compra nossos produtos para revender para a indústria”, explica Maria dos Reis.
“A parceria com o Sabin é de suma importância, porque aqui somos 10 cooperados e temos como fonte de renda a venda dos recicláveis. Realizamos um trabalho íntegro, totalmente de acordo com as exigências solicitadas e é bom saber que temos um parceiro que se importa em saber o que acontece com seu material, que se preocupa com todo o processo, que caminha na mesma linha. Somos demasiadamente gratos”, enfatiza.
O programa de reciclagem do Sabin estimula a separação e o encaminhamento de materiais para reaproveitamento por parceiros privados e cooperativas. A organização garante a correta destinação desses materiais através de uma rigorosa qualificação de fornecedores parceiros e do acompanhamento do processo de coleta e tratamento, por meio da emissão dos certificados de destinação final.
No Tocantins, a meta da empresa para 2023 é destinar pelo menos 640 quilos de resíduos por mês. Neste mesmo ano, o Sabin Diagnóstico e Saúde tem o objetivo de expandir o Programa de Reciclagem para a Unidade de Gurupi-TO.
Nayara Borba, gestora da empresa no Tocantins, explica que houve um cuidadoso trabalho de conscientização com os colaboradores sobre a importância do descarte responsável. “Conversamos com cada setor pois entendemos que esta é, sobretudo, uma questão cultural, que deve ser implantada no trabalho. Realizamos também uma campanha, assim que fechamos a parceria com a cooperativa, para que as pessoas entendessem a maneira correta de dividir e armazenar o lixo, por meio da coleta seletiva”, conta a gestora.
ESG
A responsabilidade socioambiental é um dos valores da empresa e a reciclagem dos resíduos contribui para a inclusão social e para a preservação do meio ambiente. O Sabin prioriza as parcerias com cooperativas de reciclagem e as desenvolve para atenderem aos padrões da empresa. “Entre nossos programas ambientais, desenvolvidos nas cidades onde o Sabin Diagnóstico e Saúde atua, o de reciclagem promove a oportunidade de conscientização dos nossos colaboradores em relação ao uso racional dos recursos e a importância da correta destinação dos materiais e resíduos, além da melhoria na qualificação dos nossos fornecedores parceiros. O programa de reciclagem abrange o acompanhamento do processo de coleta e tratamento final dos materiais reduzindo assim o impacto ambiental no meio ambiente”, explica a gerente de Qualidade e Sustentabilidade da empresa, Maria Alice Escalante.
O compromisso do Sabin com a sustentabilidade tem sido reconhecido há anos por diferentes certificações nacionais e internacionais, que atestam o genuíno alinhamento dos objetivos estratégicos e práticas do Grupo à agenda ESG. A empresa foi a primeira da América Latina, no setor de saúde, a ser signatária do Pacto Global, cujo objetivo é mobilizar a comunidade empresarial internacional na disseminação da economia verde.
Há mais de uma década, a empresa conquistou a certificação ISO 14001, que propõe a melhoria contínua da gestão dos aspectos de impacto ambiental. “Desde então, o selo tem sido o grande balizador das ações ambientais do Sabin, sobretudo em termos de disseminação de uma cultura própria e do estímulo à racionalização de recursos”, pontua a gerente. Segundo o Relatório de Sustentabilidade do Grupo Sabin, em 2021 a empresa destinou 147,1 toneladas de materiais para a reciclagem, em todo o país.
Números
Essencial para a preservação ambiental, a reciclagem de resíduos sólidos só alcança 4% dos materiais que poderiam ser reaproveitados no Brasil. O dado é da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA em inglês) e mostra o nível de desperdício de itens como plástico, vidro, metal, papel e papelão. O país está muito atrás de países com grau similar de desenvolvimento econômico, como Chile, Argentina e África do Sul, que chegam a reciclar 16% de seus resíduos sólidos, segundo a mesma pesquisa.
Sobre o Sabin
Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.
Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende mais de 7 milhões de clientes ao ano em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.