Alguns dos principais fabricantes mundiais de vacinas contra a influenza dizem que poderiam fabricar milhões de vacinas contra a gripe aviária em humanos. As informações partem da agência de notícias Reuters.
Apesar da doença ser causa de morte de milhões de aves e mamíferos, os casos em humanos são muito raros. Além disso, autoridades globais disseram que o risco de transmissão entre humanos ainda é baixo.
Mesmo diante da informação de que a transmissão do vírus em seres humanos não conta com risco alto, a doença, entretanto, recentemente infectou pessoas. Em fevereiro, uma menina de 11 anos morreu no Camboja — e o pai dela também chegou a ser infectado.
Executivos de fabricantes de vacinas — GSK Plc Moderna Inc e CSL Seqirus, de propriedade da CSL Ltd — disseram à Reuters que já estão desenvolvendo ou prestes a testar amostras de vacinas para combater a gripe aviária em seres humanos.
De acordo com os laboratórios, a ideia é se antecipar com ações que correspondam melhor ao subtipo circulante, como medida de precaução contra uma futura pandemia.
Gripe aviária no Brasil
A gripe aviária se espalhou por diversos continentes. Na América do Sul, países como Argentina e Uruguai registram surtos. O Brasil, contudo, segue livre da doença — e com medidas preventivas em vigor por parte de autoridades sanitárias.
Fonte: Canal Rural