Durante o evento, o presidente da Agrosudeste e da Central das Associações de Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre, João Albuquerque Filho, apresentou a proposta de exposição desta sétima edição. “Com a meta de movimentar R$ 20 milhões e receber um público estimado em 10 mil pessoas, estamos preparando vitrines agrícolas com inovações e tecnologias, dias de campo com destaque para o potencial da nossa região, que são a pecuária, a piscicultura, a fruticultura e a Horticultura, e ainda teremos shows, apresentações culturais, exposição de maquinários, encerrando com a cavalgada”, afirmou.
Ainda segundo o organizador, para esta edição a Feira já fechou com mais de 50 expositores e firmou diversas parcerias, dentre elas, a Aura Minerals e a Agência de Mineração do Tocantins (Ameto), com o galpão da Mineração, destacando um dos potenciais da região; e a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), com o pavilhão do Desenvolvimento.
Mutirão do Agrocrédito
Ainda na ocasião, o Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins, anunciou a realização do Mutirão do Agrocrédito, uma iniciativa realizada antes do evento visando oferecer assistência técnica aos produtores rurais na elaboração de projeto financeiro para o acesso ao crédito rural, e assim, com o recurso liberado, aproveitar a oportunidade da Agrosudeste para investir e melhorar sua atividade agrícola.
O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, disse que esta ação vai ocorrer com atendimento aos 25 municípios envolvidos na Agrosudeste. “E, além do Mutirão, a nossa participação na Agrosudeste, será também na coordenação dos quatro dias de campo, na realização de palestras técnicas, e também nas vitrines agrícolas para que o produtor tenha acesso a tecnologias acessíveis para aplicar em sua propriedade”, concluiu.
Agrosudeste envolve 25 municípios do estado sendo eles: Almas, Dianópolis, Natividade, Porto Alegre, Chapada da Natividade, Taguatinga, Aurora do Tocantins, Conceição do Tocantins, Ponte Alta do bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Arraias, São Valério da Natividade, Santa Rosa do Tocantins, Pindorama, Lavandeira, Rio da Conceição, Novo Jardim, Taipas, Combinado, Novo Alegre, Paranã, Palmeirópolis, Palmas, São Salvador e Silvanópolis.
Além de outros estados, atingindo hoje Bahia, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul. Fonte: Secom TO