Gerente Gorete Cordeiro considera importante um seminário após o Encob 2023 para compartilhamento de conhecimentos entre os participantes
– Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) acompanhou a 38ª Reunião Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas (CBHLP), realizada na sexta-feira, 2, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Santa Rita do Tocantins.
A reunião teve início com a apresentação do resultado do Encontro Nacional dos Comitês de Bacias (Encob) deste ano e, em seguida, foram discutidas matérias de organização administrativa. E na ordem do dia, ainda foram destaques: a indicação de titular e suplente para o Fórum Tocantinense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FTCBH); a deliberação do Relatório de Conclusão do Plano de Trabalho 2022; e a análise das propostas do Plano de Trabalho e Calendário 2023 do Comitê.
A gerente de Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Gorete Cordeiro, afirmou que, “a proposta de um seminário, para que cada participante do Encob 2023 possa apresentar as contribuições que colheu no intercâmbio de experiência do evento é inovadora e muito importante, pois todos teremos a oportunidade de compartilhar o conhecimento adquirido”, avaliou Gorete Cordeiro.
O presidente do comitê, Marcelo Grison, ressaltou que “a reunião em Santa Rita teve uma agenda intensa, prevista no cronograma de reuniões ordinárias itinerantes deste ano. Na ocasião, os membros do Comitê e os usuários de água tiveram a oportunidade de discutir presencialmente e deliberar matérias do colegiado. Além disso, foi possível participar de visitas técnicas para conhecer o trecho da Bacia Hidrográfica no município, as instalações de captação de empreendimentos fornecedores e consumidores”, pontuou Marcelo Grison.
O CBHLP é composto por 34 entidades/membros, sendo dez representantes da sociedade civil organizada, nove usuários das águas e 15 do poder público.
CBH Lago de Palmas
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas foi instituído por meio do Decreto nº 4.434/2011 e abrange uma área de cerca de 20 mil km², ocupando cerca de 7% da área do Estado, envolvendo 24 municípios; entre eles, Aliança do Tocantins, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Crixás, Fátima, Gurupi, Ipueiras, Lajeado, Miracema, Monte do Carmo, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pindorama, Pium, Porto Nacional, Pugmil, Santa Rosa do Tocantins, Silvanópolis, Chapada da Natividade, Cristalândia, Monte Santo e Santa Rita do Tocantins.