Tocantins encerra com êxito sua participação no Meeting Brasil – América do Sul

O secretário do Turismo, Hercy Filho, com técnicos da Setur, durante degustação do biscoito Amor-Perfeito em Bogotá

– Foto: Mazim Aguiar/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), concluiu na última quarta-feira, 13, em Bogotá, na Colômbia, sua participação no Meeting Brasil – América do Sul. A ação, iniciada no dia 4 de agosto, percorreu cidades estratégicas para o setor turístico: Assunção, no Paraguai;  Montevidéu, no Uruguai; Santiago, no Chile; e Córdoba, na Argentina.

Em cada destino, a comitiva tocantinense realizou rodadas de negócios com operadoras de turismo, reuniões estratégicas e apresentações institucionais para agentes de viagens, fortalecendo parcerias comerciais e institucionais com o objetivo de ampliar o fluxo de turistas estrangeiros para o estado.

“A participação do Tocantins no Meeting Brasil – América do Sul foi um grande sucesso”, afirmou o secretário de Turismo, Hercy Filho, destacando o apoio do governador Wanderlei Barbosa. “Foi uma verdadeira maratona por cinco países para apresentar nossas belezas naturais e culturais a um importante mercado emissor”, completou.

Atrativos em destaques

O potencial do ecoturismo e das experiências sustentáveis foi o foco das apresentações, despertando grande interesse entre operadores, agentes e imprensa especializada. Foram apresentados desde Palmas, com atrativos como Taquaruçu e o lago com potencial para pesca esportiva e lazer, até o Jalapão, conhecido por dunas, fervedouros e cachoeiras de rara beleza.

Entre outros destinos apresentados estavam a Ilha do Bananal, com etnoturismo e pesca esportiva; o Parque Estadual do Cantão, onde se encontram os biomas Cerrado e Amazônia com características do Pantanal; e as Serras Gerais, região com a maior diversidade de atrativos naturais, históricos e culturais do Estado.  Todas as regiões tiveram grande receptividade por parte dos representantes do trade turístico participantes do Meeting.

Em Córdoba, a comitiva contou com a participação da artesã Eliane Bispo, que expôs peças em capim-dourado. Na cidade argentina também foi realizado o sorteio de uma viagem para o Jalapão, com direito a acompanhante.

Em Bogotá, 12 operadoras participaram de uma reunião com a equipe da Setur e 50 agentes acompanharam uma palestra sobre o Tocantins, seguida de apresentações artísticas e degustação gastronômica, na qual o biscoito Amor-Perfeito teve destaque.

“Com o encerramento desta missão, o Tocantins reafirma seu  compromisso de consolidar-se como destino turístico internacional competitivo, ampliando a visibilidade, atraindo investimentos e fortalecendo a cadeia produtiva”, concluiu o secretário Hercy Filho.

Sobre o evento 

O Meeting Brasil é realizado pela Expan+, em parceria com a Embratur e estados participantes, e promove produtos turísticos brasileiros de forma estratégica. A expectativa é de que a edição deste ano tenha reunido cerca de mil profissionais latino-americanos nas cinco cidades participantes.

Fonte: Governo do Tocantins