Com apoio do Governo do Tocantins, Superliga das Américas de Vôlei Adaptado inicia em Palmas

Cerimônia de abertura da Superliga ocorreu no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso
– Foto: Adiel Ponte/Governo do Tocantins

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do  Turismo (Setur), a Superliga das Américas de Vôlei Adaptado da Melhor Idade 2025 iniciou nesta sexta‑feira, 11,em Palmas. A cerimônia de abertura celebrou mais do que o esporte: a vitalidade, a inclusão e a capacidade do estado de receber grandes eventos internacionais.

Considerado o maior torneio de vôlei adaptado do continente, a Superliga reúne 21 equipes nas categorias 45 +, 58 +, 65 + e 78 +, sendo seis formações de Palmas. O atleta mais longevo tem 82 anos, provando que a atividade física não tem idade para começar ou terminar.

Com entrada gratuita, os jogos seguem até domingo, 13, em vários ginásios da cidade, entre eles o da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, onde ocorreu a abertura oficial. A expectativa é de movimentar a rede hoteleira, bares, restaurantes e atrativos turísticos locais.

O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, que no ato representou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, ressaltou que o investimento público une esporte e promoção de destinos. “Repetimos a parceria que já fez sucesso na etapa nacional. Agora, com Peru, Argentina e Uruguai em quadra, mostramos ao Brasil inteiro a capital do Tocantins e suas belezas, fortalecendo o turismo por meio do esporte”, enfatizou. 

“Eventos como este fomentam o esporte e o turismo, assim como atraem empresários dispostos a investir nestes e em outros segmentos”, reforçou o secretário-executivo da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Elenil da Penha. 

O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado à Melhor Idade (CBVA), em conjunto com a Associação Palmas Convention & Visitors Bureau. “Esse esporte me motivou desde o primeiro momento em que o conheci. Assumi como compromisso pessoal contribuir com o vôlei adaptado além do turismo. Ver os pais dos meus amigos jogando vôlei é uma grande alegria”, salientou o presidente do Palmas Convention, Marcelo Perim.

Fonte: Governo do Tocantins