Facebook Instagram Twitter Youtube
  • Quem somos
  • Contato
Buscar
domingo, 13 de julho de 2025
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Crie a sua conta aqui
Crie a sua conta aqui
Bem vinda! registre-se para uma conta
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Bico Rural
  • Quem somos
  • Contato
Facebook Instagram Twitter Youtube

Entidades técnicas, acadêmicas, produtivas e de representação social acompanham diálogo no Programa JREDD+ do Tocantins e apresentam contribuições

julho 9, 2025
Share
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

    Debates ocorrem em todas as regiões do Tocantins
    – Foto: Mariana Di Pietro

    O Programa Jurisdicional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (JREDD+), desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), vem sendo acompanhado por diversos segmentos da sociedade. O ciclo de oficinas participativas e audiências públicas iniciado em 2024 tem revelado um engajamento coletivo, com a presença de entidades indígenas, sindicais, acadêmicas, empresariais e ambientais, ocasiões em que as demandas são discutidas e registradas de forma contributiva. 

    Uma das manifestações mais expressivas de diálogo ocorreu com o povo indígena Krahô, que participou de três dias de oficinas na Terra Indígena Krahô, entre os municípios de Itacajá e Goiatins. O grupo reafirmou o interesse em manter o diálogo com o Governo do Tocantins e reforçou a necessidade de condução do processo com base nos princípios da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), assegurando a Consulta Livre, Prévia e Informada (CLPI).

    A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), por meio da Coordenação Regional Araguaia-Tocantins, tem participado ativamente do processo, apoiando a metodologia adotada nas oficinas e destacando a importância de assegurar o protagonismo dos povos indígenas na implementação do programa. Também participa dos diálogos a Articulação dos Povos Indígenas do Tocantins (Arpit).

    No setor produtivo, entidades como o Sindicato Rural de Araguaína, o Sindicato Rural de Gurupi, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Tocantins (Aprosoja) e a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) também têm acompanhado os debates, com contribuições e sugestões voltadas à compatibilização entre produção e conservação ambiental.

    Além disso, a comunidade acadêmica integra o esforço conjunto e tem acompanhado de perto as discussões promovidas pelo Programa JREDD+. A Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participam dos encontros trazendo subsídios técnicos e científicos que enriquecem os debates, especialmente nas áreas de monitoramento ambiental, gestão territorial e avaliação dos impactos climáticos.

    Por meio de seus pesquisadores e centros de estudo, essas instituições contribuem para qualificar o processo de tomada de decisão com base em evidências acadêmicas, fortalecendo a elaboração de políticas públicas sustentáveis.

    O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, destaca que a construção do REDD+ no Tocantins é fruto da articulação entre diferentes setores. “Esse programa é feito com escuta, técnica e participação. As manifestações e as colaborações que temos recebido mostram que estamos no caminho certo para uma política de combate às mudanças climáticas, que respeita direitos, valoriza as comunidades e protege nossas florestas”, pontua. 

    Fonte: Governo do Tocantins

    Share
    Facebook
    Twitter
    Pinterest
    WhatsApp
      bicorural

      ARTIGOS RELACIONADOSMais do autor

      Carne

      Inteligência artificial ‘prevê’ maciez da carne usando foto de celular

      Bovinos se alimentando com DDG no cocho. Foto: Divulgação

      Boi sustentável no cocho: DDG e WDG aceleram o abate com menor impacto

      CNA realiza encontro para mapear custos da produção de leite

      [INSERT_ELEMENTOR id=”995″]

      ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

      carne bovina - exportações

      perspectiva de boa demanda em agosto eleva preço da arroba

      Adapec e parceiros buscam formalização de Consórcio para o fortalecimento do...

      COMBATE A QUEIMADAS: 90% dos municípios do TO estão com brigadistas...

      boi, preços, pecuária,

      Arroba do boi gordo sobe quase R$ 10 em Minas Gerais;...

      MAIS LIDAS

      Naturatins recolhe mais de 4 mil metros de redes em mais...

      Governo do Tocantins apresenta Programa REDD+ Jurisdicional em reunião do Fórum...

      Plantio Direto e integração lavoura-pecuária aumentam diversidade microbiana do solo e...

      Tocantins encerra prazo para colheita de soja nas Planícies Tropicais nesta...

      Carregar mais
      SOBRE NÓS
      Bico Rural é um veículo de informação que tem o objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável do agronegócio da região norte do Tocantins.
      SIGA-NOS
      Facebook Instagram Twitter Youtube
      © 2020 - Bico Rural