Em Brasília, Governo do Tocantins discute com MEC implantação de cursos técnicos na área de mineração

Em reunião com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, o presidente da Ameto, Milton Neris, reforçou a importância da qualificação profissional para fortalecer o setor
– Foto: Ameto/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Mineração do Estado (Ameto), discutiu, nesta terça-feira, 1º, em Brasília/DF, com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Bregagnoli, a implantação de cursos técnicos no estado na área de mineração.

Em desenvolvimento pela Ameto e pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o projeto visa a inclusão da oferta de cursos técnicos em Mineração pela instituição. Serão oferecidas vagas em oito polos, sendo nos municípios de Almas, Araguaína, Arraias, Bandeirantes do Tocantins, Monte do Carmo, Natividade, Palmas e Palmeirópolis. As vagas serão destinadas a pessoas que tenham concluído o ensino médio. Os polos foram selecionados com base nas cidades que possuem atividades de mineração e que podem ser parceiras na realização das aulas práticas.

Ainda, a Ameto está identificando demandas específicas de cada região para definir quais cursos serão mais relevantes e com maior potencial de empregabilidade local.

O presidente da Ameto, Milton Neris, ressaltou que a iniciativa representa um passo significativo no fortalecimento da qualificação profissional e no apoio ao setor de mineração do Tocantins, enfatizando que a maioria dos empregos gerados deve ser destinada à população local. “O governador Wanderlei Barbosa tem demonstrado preocupação especial com o setor. Acreditamos que o fortalecimento da mineração em nosso estado deve passar pela ampliação do conhecimento e pela qualificação da mão de obra”, reforçou o presidente.

Também estiveram presentes na reunião o secretário extraordinário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini; a senadora Professora Dorinha; e o  reitor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Antônio da Luz Júnior.

Fonte: Governo do Tocantins