Governo do Tocantins amplia até 10 de junho prazo para fazer declaração de informações pecuárias sem multa

Declaração poderá ser feita até dia 10 de junho, em qualquer escritório da Adapec no estado
– Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), prorrogou, até 10 de junho, o prazo para que os produtores rurais façam a declaração de informações pecuárias, sem o pagamento de multa. A partir deste domingo, 1º de junho, a emissão de Guia de Trânsito de Animal (GTA) está bloqueada até a regularização, com exceção para as finalidades de leilão e abate, que só serão bloqueadas a partir de 10 de junho. Para fazer a declaração obrigatória, é preciso procurar a Adapec, que está presente nos 139 municípios do estado.

O gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocadio, explica que a partir deste domingo será bloqueada a emissão de GTA dos produtores que não fizeram a declaração dentro do prazo, que é até 31 de maio, com exceção daquelas que serão destinadas a leilão e a abate. “Porém, estamos estendendo, até o dia 10 de junho, o prazo para que os produtores façam a declaração sem o pagamento de multa e o desbloqueio da sua ficha, pois, a partir do dia 11 de junho, todas as fichas de quem não fez a declaração e para todas as finalidades serão bloqueadas e pagarão multas para a regularização”, ressalta.

Animais a serem declarados

A declaração deve ser feita para todas as espécies de animais da propriedade, tais como: bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, abelhas e animais aquáticos. Quem deixar de declarar os animais da sua propriedade, pagará multa de R$ 127,69 por propriedade e terá a ficha de movimentação bloqueada até a regularização.

Fonte: Adapec Tocantins