Facebook Instagram Twitter Youtube
  • Quem somos
  • Contato
Buscar
quarta-feira, 30 de julho de 2025
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Crie a sua conta aqui
Crie a sua conta aqui
Bem vinda! registre-se para uma conta
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Bico Rural
  • Quem somos
  • Contato
Facebook Instagram Twitter Youtube

Naturatins promove diálogo sobre manejo do fogo e proteção da fauna na APA Ilha do Bananal/Cantão e no Parque Estadual do Cantão

maio 29, 2025
Share
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

    Inspetor de Recursos Naturais, Karllayle Azevedo, abordou em sua participação aspectos sobre a regularização ambiental das propriedades
    – Foto: Flávia Mendes/Governo do Tocantins

    Com o objetivo de fortalecer o diálogo com as comunidades locais e promover ações sustentáveis nas Unidades de Conservação (UCs), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou, nessa quarta-feira, 28, o primeiro encontro da série de diálogos comunitários sobre o Manejo Integrado do Fogo (MIF) e a preservação da fauna silvestre, com ênfase nas ariranhas. A reunião ocorreu no Projeto de Assentamento (PA) Manchete, localizado no município de Marianópolis, e reuniu cerca de 60 participantes, entre moradores, lideranças comunitárias, representantes da Prefeitura Municipal de Marianópolis, além de técnicos e representantes do órgão ambiental.

    Durante o encontro, foram discutidas questões que impactam diretamente o cotidiano da população local e o equilíbrio ambiental da região, como a escassez de água, os incêndios florestais, o desmatamento, e práticas predatórias de caça e pesca. A iniciativa integra as ações do Naturatins nas duas UCs da região: a Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, de uso sustentável; e o Parque Estadual do Cantão (PEC), uma unidade de proteção integral.

    A supervisora do PEC, Aline Vilarinho, apresentou as diretrizes que norteiam cada tipo de UC e destacou a importância da educação ambiental, da pesquisa e do turismo responsável. Ela também explicou que o período ideal para o manejo do fogo – especialmente para a construção de aceiros preventivos – ocorre nos meses de maio e junho, quando as condições climáticas são mais favoráveis, como a umidade relativa do ar, temperatura amena e vento controlado.

    “Estamos à disposição com a Brigada Gavião Fumaça para auxiliar as comunidades nesse período estratégico. Nosso objetivo é podermos orientar, esclarecer e construir juntos soluções eficazes para a convivência sustentável com o meio ambiente”, destacou Aline.

    A conservação da fauna foi outro ponto central da reunião. A coordenadora do Pro-Ariranha, bióloga Samara Almeida, abordou a riqueza da biodiversidade local e destacou a importância das ariranhas como espécie bioindicadora da qualidade dos ecossistemas aquáticos. “A presença da ariranha é um forte indicativo da saúde dos nossos rios. Preservar essa espécie é também cuidar da água que abastece e sustenta as comunidades da região”, explicou Samara.

    O presidente da Associação do PA Manchete, Rosimar Alves Azevedo, elogiou a iniciativa e reforçou a importância da continuidade desses encontros. “Foi uma reunião muito proveitosa. Vamos colher frutos disso, sem dúvida. A comunidade participou ativamente e está consciente da importância de proteger o meio ambiente e prevenir os incêndios. O Naturatins está de parabéns e nós, da associação, estamos à disposição para colaborar”, afirmou Rosimar.

    A equipe do Naturatins também reforçou os canais disponíveis para denúncias de crimes ambientais pelo Linha Verde 0800 063 11 55 e mensagem de texto Linha Verde Zap (63) 99106-7787. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, o que garante segurança aos cidadãos engajados na proteção ambiental.

    Os encontros seguem nesta quinta-feira, 29, no PA Onalício Barros; e na sexta-feira, 30, no PA Macaúba.

    Fonte: Governo do Tocantins

    Share
    Facebook
    Twitter
    Pinterest
    WhatsApp
      bicorural

      ARTIGOS RELACIONADOSMais do autor

      Pecuária lucrativa: as 15 fazendas top rentáveis da safra 2024/2025

      Em Brasília, Governo do Tocantins recebe certificado internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação

      boiada, carne orgânica do Pantanal, boi

      Preços do boi gordo no Brasil hoje: acompanhe as cotações

      [INSERT_ELEMENTOR id=”995″]

      ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

      Polícia Civil prende quadrilha suspeita de roubar defensivos agrícolas em fazendas...

      Com apoio do Sistema OCB/TO, Cooperfrigu marca presença na maior feira...

      Pitaya: A exótica e saudável fruta aliada a saúde

      Em 30 anos, produção de soja no Brasil aumentou 557%

      MAIS LIDAS

      Insuficiente: Ministério da Agricultura disponibiliza R$ 200 milhões para complementar Plano...

      Abate de bovinos sobe 4,8% no 1º trimestre na comparação anual,...

      MILHO: Indicador volta a operar acima de R$ 60/sc

      Naturatins abre inscrições para 3º Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do...

      Carregar mais
      SOBRE NÓS
      Bico Rural é um veículo de informação que tem o objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável do agronegócio da região norte do Tocantins.
      SIGA-NOS
      Facebook Instagram Twitter Youtube
      © 2020 - Bico Rural