Facebook Instagram Twitter Youtube
  • Quem somos
  • Contato
Buscar
quinta-feira, 23 de outubro de 2025
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Crie a sua conta aqui
Crie a sua conta aqui
Bem vinda! registre-se para uma conta
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Bico Rural
  • Quem somos
  • Contato
Facebook Instagram Twitter Youtube

Naturatins promove diálogo sobre manejo do fogo e proteção da fauna na APA Ilha do Bananal/Cantão e Parque Estadual do Cantão

maio 29, 2025
Share
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

    Inspetor de Recursos Naturais, Karllayle Azevedo, abordou em sua participação aspectos sobre a regularização ambiental das propriedades
    – Foto: Flávia Mendes/Governo do Tocantins

    Com o objetivo de fortalecer o diálogo com as comunidades locais e promover ações sustentáveis nas Unidades de Conservação (UCs), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou, nessa quarta-feira, 28, o primeiro encontro da série de diálogos comunitários sobre o Manejo Integrado do Fogo (MIF) e a preservação da fauna silvestre, com ênfase nas ariranhas. A reunião ocorreu no Projeto de Assentamento (PA) Manchete, localizado no município de Marianópolis, e reuniu cerca de 60 participantes, entre moradores, lideranças comunitárias, representantes da Prefeitura Municipal de Marianópolis, além de técnicos e representantes do órgão ambiental.

    Durante o encontro, foram discutidas questões que impactam diretamente o cotidiano da população local e o equilíbrio ambiental da região, como a escassez de água, os incêndios florestais, o desmatamento, e práticas predatórias de caça e pesca. A iniciativa integra as ações do Naturatins nas duas UCs da região: a Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, de uso sustentável, e o Parque Estadual do Cantão (PEC), uma unidade de proteção integral.

    A supervisora do PEC, Aline Vilarinho, apresentou as diretrizes que norteiam cada tipo de UC e destacou a importância da educação ambiental, da pesquisa e do turismo responsável. Ela também explicou que o período ideal para o manejo do fogo – especialmente para a construção de aceiros preventivos – ocorre nos meses de maio e junho, quando as condições climáticas são mais favoráveis, como a umidade relativa do ar, temperatura amena e vento controlado.

    “Estamos à disposição com a Brigada Gavião Fumaça para auxiliar as comunidades nesse período estratégico. Nosso objetivo é orientar, esclarecer e construir juntos soluções eficazes para a convivência sustentável com o meio ambiente”, destacou Aline.

    A conservação da fauna foi outro ponto central da reunião. A bióloga Samara Almeida, coordenadora do Pro-Ariranha, abordou a riqueza da biodiversidade local e destacou a importância das ariranhas como espécie bioindicadora da qualidade dos ecossistemas aquáticos. “A presença da ariranha é um forte indicativo da saúde dos nossos rios. Preservar essa espécie é também cuidar da água que abastece e sustenta as comunidades da região”, explicou Samara.

    O presidente da Associação do PA Manchete, Rosimar Alves Azevedo, elogiou a iniciativa e reforçou a importância da continuidade desses encontros. “Foi uma reunião muito proveitosa. Vamos colher frutos disso, sem dúvida. A comunidade participou ativamente e está consciente da importância de proteger o meio ambiente e prevenir os incêndios. O Naturatins está de parabéns, e nós da associação estamos à disposição para colaborar,” afirmou Rosimar.

    A equipe do Naturatins também reforçou os canais disponíveis para denúncias de crimes ambientais pelo Linha Verde 0800 063 11 55 e mensagem de texto Linha Verde Zap (63) 99106-7787. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, o que garante segurança aos cidadãos engajados na proteção ambiental.

    Os encontros seguem nesta quinta-feira, 29, no PA Onalício Barros, e na sexta-feira, 30,  no PA Macaúba.

    Fonte: Governo do Tocantins

    Share
    Facebook
    Twitter
    Pinterest
    WhatsApp
      bicorural

      ARTIGOS RELACIONADOSMais do autor

      Preço do boi gordo se mantém estável no país; confira o fechamento de mercado

      Trump diz que pecuaristas dos EUA ‘só estão bem’ por causa de tarifas impostas à carne do Brasil

      campo, leite

      Custos em queda não sustentam margem do produtor de leite no RS

      [INSERT_ELEMENTOR id=”995″]

      ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

      preço-do-boi-gordo

      semana inicia com preços firmes com escalas de abate ainda encurtadas

      Geada provoca a morte de mais de 100 bois em Mato...

      Kadijah Suleiman - Os produtos resultantes, como o pão sírio, foram alcançados a partir do uso da extrusão termoplástica, processo que permite cozimento rápido e versátil

      Novos produtos sem glúten combinam nutrientes de cereais, grão-de-bico e feijão

      Combustíveis: fim da paridade de preços de importação completa 70 dias

      MAIS LIDAS

      Cachorro ataca capivara no parque Cesamar e mulher corre para separar...

      Região do Bico do Papagaio desponta como novo polo de piscicultura...

      Governo do Tocantins apoia 1ª edição do Sertões Series, que define...

      Operação Malha Fina recolhe redes de pesca em ação na região...

      Carregar mais
      SOBRE NÓS
      Bico Rural é um veículo de informação que tem o objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável do agronegócio da região norte do Tocantins.
      SIGA-NOS
      Facebook Instagram Twitter Youtube
      © 2020 - Bico Rural