Rocha de serpentinito encontrada no Tocantins, no município de Pau D’Arco
– Foto: Bianca Marinelli/Governo do Tocantins
O Tocantins ganhou destaque na programação e exposição de rochas ornamentais na Marmomac Brazil 2025, uma das feiras mais prestigiadas da América Latina, que ocorreu em São Paulo/SP, entre os dias 18 e 20 de fevereiro. As rochas ornamentais com evidência na exuberância e raridade do quartzo, do moulin rouge (serpentinito), gnaisse e granito, dos municípios de Pau D’Arco e Xambioá, estão ganhando o mundo em formatos e aplicações.
No evento, o Governo do Tocantins foi representado pelo presidente da Agência de Mineração do Estado (Ameto), Milton Neris; pelo presidente da Agência de Fomento, Portilho Prado; pelo secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson; e pelo diretor de geologia da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Otton Nunes, que conheceram as principais tendências do setor e estreitaram os laços com expositores nacionais e internacionais.
A rocha moulin rouge (serpentinito), encontrada em Pau D’Arco, esteve presente na exposição de móveis e decoração da empresa italiana Brasigran – Mineração Corcovado, com filial em Santa Catarina/SC, e ganhou os olhares de todos que passavam. “Esta rocha possui uma cor exótica, que atende o mercado americano e também o asiático. O Tocantins tem muitas raridades, essa rocha é uma delas, com aceitação no mercado e de uma exuberância única”, enfatizou o diretor-geral da empresa, Ricardo Schevz.
Outro destaque na feira foi a cozinha moderna e encantadora, montada com quartzo natural. “Temos investido no Tocantins, pois acreditamos no potencial mineral explorado. De Xambioá, temos levado rochas belíssimas com excelentes acabamentos que vêm conquistando cada vez mais o mercado internacional”, ressaltou o CEO da Milanezi Granitos, Pedro Milanezi.
“A Marmomac Brazil nos trouxe experiência e a certeza de que estamos no caminho certo. O estado tem um grande potencial mineral, reforçamos isso com os empresários que já estão desenvolvendo o trabalho e a pesquisa no estado, e abrimos portas para novos investidores. Temos a certeza de que novas frentes estão vindo para valorizar ainda mais o Tocantins”, salientou o presidente da Ameto, Milton Neris.