Alunos atentos a explicação do zootecnista sobre a criação de abelhas
– Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), está promovendo oficinas de meliponicultura, ministradas pelo zootecnista Odilio Pereira de Menezes Neto, na Escola de Tempo Integral (ETI) Professor Fidêncio Bogo, em Taquaruçu Grande, zona rural de Palmas. As oficinas ocorrem de 1º a 3 de outubro, com o objetivo de desenvolver e implementar um meliponário didático na unidade escolar, aproximando os estudantes de práticas sustentáveis e agroecológicas, além de fortalecer o aprendizado sobre a criação de abelhas sem ferrão.
O técnico do Ruraltins Odilio Pereira, destacou a importância de trazer o tema da meliponicultura para o ambiente escolar, sobretudo em um projeto com crianças e adolescentes. “Trabalhar com meliponicultura na escola é uma excelente oportunidade de conscientizar as novas gerações sobre a importância das abelhas para a preservação ambiental. Além de ser uma atividade educativa, contribui para que os alunos se conectem com o meio ambiente, entendendo o papel das abelhas na polinização e na manutenção dos ecossistemas”, explicou o zootecnista.
O técnico também enfatizou que o projeto vai além da teoria, proporcionando aos alunos a vivência prática no manejo dessas abelhas, ampliando a visão sobre sustentabilidade e desenvolvimento rural.
A diretora da ETI Professor Fidêncio Bogo, Joselaine Queli Fiametti, ressaltou que o meliponário didático se integra perfeitamente à proposta pedagógica da escola, que é focada em formar cidadãos com perspectiva agroecológica. “Nossa escola oferece espaços educativos que permitem o desenvolvimento de práticas experimentais, e o meliponário é uma dessas oportunidades de aprendizado. A proposta pedagógica da ETI Professor Fidêncio Bogo contempla a integração entre a comunidade escolar e local, pois acreditamos que o impacto desse projeto será percebido não apenas no desenvolvimento dos nossos alunos, mas em toda a comunidade em que a escola está inserida”, declarou Joselaine
Proposta do projeto
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas à educação rural e agroecológica na ETI Professor Fidêncio Bogo, que busca fortalecer o vínculo dos alunos com o campo e com práticas sustentáveis. Além disso, o meliponário didático será utilizado como ferramenta pedagógica para enriquecer o ensino de agroecologia, integrando os componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Parte Diversificada.
Com o apoio do Ruraltins, a ETI Professor Fidêncio Bogo visa continuar inovando no ensino rural, ampliando a conscientização sobre preservação ambiental e práticas sustentáveis entre as novas gerações.