Cerca de 16 amostras de minerais e rochas que ocorrem no subsolo tocantinense fazem parte da exposição
– Foto: Ameto/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Mineração do Estado (Ameto), está com um estande na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2024), que ocorre de 9 a 12 de setembro em Belo Horizonte/MG.
Com o intuito de apresentar ao mundo o potencial mineral do Tocantins, a Ameto está participando, em parceria com a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), com um estande voltado para a divulgação dos recursos minerais extraídos no Estado, por meio de recursos tecnológicos, o que inclui vídeos institucionais, exposição de minerais e rochas, além de espaço para discussão técnica, científica e troca de experiências com geólogos da Agência.
O evento reúne os maiores nomes do setor mineral, com a realização de palestras técnicas, minicursos, lives do setor mineral, rodadas de negócios e uma Feira Virtual com expositores do setor.
De acordo com o diretor de Geologia da Ameto, geólogo Otton Nunes, o evento é uma vitrine para que o Estado mostre a investidores do setor mineral as oportunidades existentes. “O Tocantins está em plena expansão do setor, com diversas modalidades de incentivos fiscais para atração de investidores. Então, nosso foco será demonstrar para esses investidores o que existe em termos de apoio institucional, visando encontrar as melhores opções de commodities minerais dentro do Estado”, explicou.
Para o presidente da Ameto, Milton Neris, a feira é uma oportunidade de alavancar o setor da mineração em todo o país. “Este evento é importante tanto para o setor mineral tocantinense quanto para o brasileiro, pois é um momento para divulgar o potencial de atração de novos investidores para as cadeias produtivas do Estado”, afirmou.