4ª edição do Azimute4 reuniu cerca de 100 competidores no Parque Estadual do Cantão

O supervisor do Parque Adailton Rodrigues destacou que pela primeira vez a competição foi realizada a nível estadual.
– Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Com cerca de 100 competidores, entre crianças, adultos e idosos, o Parque Estadual do Cantão (PEC), sediou no domingo, 16, a 4ª edição do Azimute 4, Corredores do Cantão. O evento marcou as comemorações do aniversário de 25 anos do Parque, ocorrido na sexta-feira, 14, no município de Caseara. 

A competição que já ocorre há quatro anos no Cantão, teve desta vez um diferencial. “Desde que começou, pela primeira vez a competição foi realizada a nível estadual. Vieram caravanas de vários municípios participar conosco desse momento de descontração em meio à natureza. O que para nós, é motivo de muita alegria”, celebrou o supervisor do PEC, Adailton Fernandes.

A enfermeira Lílian Lopes de Sousa lembrou com alegria a história do projeto, que iniciou em 2017. Os Corredores do Cantão foi idealizado pelo médico Fabrício Cavalcante, como atividade voltada para melhorar a saúde. Participavam apenas os profissionais da saúde e aos poucos foi ganhando adeptos pela cidade. Hoje o projeto cresceu, e neste ano contou com a participação de pessoas de diversas cidades do Tocantins”, destacou.   

De acordo com o organizador de corrida de trilha, Bruno Silva, a ação ocorreu em circuitos de percursos de 7, 15 e 22 km, com início da largada às 6h30. Ele destacou que foi uma honra participar desse evento idealizado pela equipe do Parque, com o apoio do Naturatins.

Os corredores do Cantão consideram um privilégio participar de um evento que oportuniza a conexão com a natureza. “É a primeira vez que eu participo e estou muito feliz, porque além de ser uma ação que traz benefícios para a saúde, é um momento de contemplar a natureza”, afirmou o participante Francisco Pascoal Neto.

A corredora Lana Pereira é de Palmas, e viajou até o Cantão para participar do evento. “A dificuldade da corrida foi um momento de superação, mas me sinto realizada por correr em meio às paisagens espetaculares”, pontuou.

O médico de esporte Fabrício Cavalcante, um dos idealizadores do projeto, elogiou a organização do evento. “Quero parabenizar a equipe envolvida por esse evento tão bem planejado e organizado. Espero que esse projeto siga adiante, trazendo qualidade de vida às pessoas”, finalizou. 

Sobre a prova

A prova solo foi dividida em cinco percursos: crianças de três a cinco anos (500 metros), e de seis a 10 anos (1 km); e para adultos, os percursos de 7, 15 e 22 km. A competição é organizada pelo Azimute 4 e conta com o apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Corredores do Cantão. 

Azimute

Azimute é uma medida de direção horizontal, definida em graus. Azimute significa caminho em árabe, e é muito utilizado em astronomia, topografia, engenharia, etc. No azimute, a direção corresponde ao norte, e aumenta de acordo com o lado direito dos ponteiros do relógio.


Legenda da imagem.

Fonte: Governo do Tocantins