Bico Rural

Projeto de extensão inspira egressa a fazer curso superior em universidade da Costa Rica

A egressa do curso Técnico em Agropecuária do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Nicole Silva Lisboa, foi admitida por meio de um processo seletivo para intercâmbio da EARTH UNIVERSITY, Escola de Agricultura da Região Tropical Húmeda, em Limón, Costa Rica. Nicole Lisboa é a terceira egressa do Campus Araguatins a ingressar nessa universidade. O interesse da estudante pelo intercâmbio surgiu a partir de sua participação no projeto de extensão Ingressar, que é desenvolvido por egressos do IFTO/EAFA, tendo como objetivo de motivar os estudantes à ingressarem em um curso superior, esclarecer dúvidas sobre vivências durante o processo formativo, assistência estudantil e inserção no mercado de trabalho.

Em outubro de 2019, quando Nicole era estudante do terceiro ano, foi promovida uma atividade do projeto Ingressar com estudantes dos segundos e terceiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio com a participação do egresso do IFTO, Pedro Araújo, que formou na Universidade da Costa Rica em 2013. Na ocasião, Pedro abordou com estudantes sobre a vivência, desafios e experiências na universidade fora Brasil, fato que motivou a egressa Nicole Lisboa a fazer o seletivo de intercâmbio.

Foto: Jackyii Brito

“O projeto ingressar me permitiu ter o conhecimento sobre a prova da universidade EARTH, sendo assim foi meu primeiro contato com as principais informações, principalmente através da Marianna Santanna, Henos Lisboa e Pedro Araújo, que foram os principais incentivadores e me orientaram perante todo o processo de admissões realizado pela faculdade, aos quais devo agradecimentos e gratidão. Agradecer também aos professores que me ajudaram com as cartas de recomendações e pelas palavras escritas, meus sinceros obrigada ao professores Edvar Silva, Miguel Camargo e Soraya Silva”, afirmou a egressa Nicole Lisboa.

Leandro Campos, membro do projeto Ingressar e presidente da comissão de política de egressos do Campus Araguatins, afirma que é prazeroso ver o projeto gerando frutos e contribuindo para o desempenho positivo dos estudantes, o que os motiva a seguir com o projeto.

Fonte: IFTO Araguatins

Sair da versão mobile