Estudantes do Pará desenvolvem projeto de ecobarreiras que impedem os lixos de chegar no oceano e viram finalistas de competição mundial

9 de setembro de 2020 – Suzana Camargo

A equipe de estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) liderada por Larissa Peniche, de 23 anos, aluna de Engenharia Civil na UFPA, desenvolveram uma ecobarreira para conter o lixo plástico nos córregos e canais urbanos das cidades e, evitar que esses resíduos cheguem aos rios amazônicos e desemboquem nos oceanos.

O projeto dos jovens estudantes brasileiros foi um dos selecionados entre 107 do mundo inteiro, na fase final do desafio “1 Race 4 Oceans”, da competição Enactus World Cup 2020, uma competição que tem a finalidade de criar um mundo melhor e mais sustentável através do desenvolvimento de uma geração de jovens líderes empreendedores e inovadores sociais.

As ecobarreiras são produzidas com materiais de baixo custo sendo utilizadas conexões e tubos plásticos, além de fios feitos de garrafas PET. Os estudantes consideram a solução como uma alternativa mais resistente e muito mais barata em comparação a aquelas empregadas atualmente.

Fonte:conexaoplaneta.com.br